![]() |
Lukas Podolski e Per Mertesacker com o novo contratado Mesut Özil |
A primeira janela de transferências da temporada 2013-14 finalmente fechou, e fechou em grande estilo. Antes de mais nada, vale recapitular os dois meses que antecederam o "deadline day" (o último dia da janela).
O Arsenal viu 10 jogadores deixarem o clube nesse verão europeu, seja permanentemente ou provisoriamente. Andrey Arshavin, Sébastian Squillaci, Denílson, André Santos, Vito Mannone e Marouane Chamakh saíram, respectivamente, para Zenit, Bastia, São Paulo, Flamengo, Sunderland e Crystal Palace. Já Francis Coquelin (Freiburg), Johan Djourou (Hamburgo) e Joel Campbell (Olympiakos) foram emprestados até o final da temporada. Além dos jogadores do elenco principal, Ignasi Miquel (Leicester), Chuks Aneke (Crewe Alexandra), Wellington Silva (Murcia) e Josh Vickers (Canvey Island), todos da base, também foram emprestados.
Por outro lado, chegaram ao Arsenal Yaya Sanogo (Auxerre), Mathieu Flamini (Milan), Emiliano Viviano (Palermo) e Mesut Özil (Real Madrid).
A janela, foi de certa forma, bastante tranquila. (Não para o torcedor, que sonhava com a contratação de reforços, mas teve que esperar até o último dia possível para realizá-lo.) Não houve qualquer perda considerável para o time, a não ser as já esperadas, e chegaram 4 jogadores que reforçarão o elenco, sendo um deles um dos melhores jogadores da atualidade: Mesut Özil.
O alemão declarou em sua primeira entrevista como jogador do Arsenal que está ansioso pelo futuro no clube. Além disso, Özil falou sobre sua saída do Real Madrid:
"Ao conversar com Arsène Wenger, eu, imediatamente, senti o que vinha faltando, a confiança de todo o coração em mim. Recompensarei o clube e os torcedores em todos os jogos. Agora quero ajudar o clube a, finalmente, ganhar um título.No fim de semana, eu estava certo de que ficaria no Real Madrid. Mas depois, me dei conta de que eu não tinha a confiança do treinador e dos chefes. Sou um jogador que precisa de confiança e foi isso que senti no Arsenal, que é o porquê de eu ter me transferido para ele."
Na entrevista abaixo, pode-se ver Mesut Özil falando sobre sua confiança de o que time atingirá seus objetivos e de que possui um elenco bastante capaz. Ao terminar, disse o seguinte:
"Penso positivo e digo: 'Vamos, Gunners!'"
Os torcedores não são os únicos empolgados com sua contratação. Arsène Wenger e Jack Wilshere também falaram animados sobre a chegada de Özil.
Wenger:
"Ele é um ótimo jogador, com sua qualidade já posta à prova tanto a nível de clube quanto internacional. Assistamos a ele e o admiramos há algum tempo, já que ele tem todos os atributos que procuro em um jogador para o Arsenal.Eu disse durante todo o verão que estávamos trabalhando duro para trazer jogadores de alto nível. Mesut é um jogador de alto nível que será uma adição fantástica a nosso talentoso elenco. Estamos todos ansiosos para que ele se junte a nós depois das partidas internacionais com a Alemanha."
Wilshere:
"A contratação do verão! Fácil! Jogador fantástico, joga no 'estilo Arsenal'. Bem-vindo, Mesut Özil! (...)"
![]() |
Javier Pastore foi alvo do Arsenal nessa janela |
O final dessa janela de transferências poderia ter sido ainda melhor, segundo o Daily Star. O jornal acredita que o Arsenal teve propostas rejeitadas Javier Pastore (Paris Saint-Germain) - também noticiado pelo The Express -, Christian Benteke (Aston Villa) e Wayne Rooney (Manchester United).
Demba Ba também esteve próximo do Arsenal, mas o Chelsea decidiu não liberá-lo, tendo emprestado outro atacante do elenco, Romelu Lukaku, ao Everton mais cedo no mesmo dia. Dessa forma, Nicklas Bendtner, que, por sua vez, quase saiu do clube, será reintegrado ao elenco. Palavras do dinamarquês:
"Não é segredo de que o Arsenal e eu tínhamos acertado que eu poderia deixar o clube durante a janela de verão de 2013 sujeito a um acordo entre todas as partes.Um acordo foi firmado com mais de um clube nessa semana, mas, como o Arsenal não conseguiu assegurar os serviços de outro atacante, ele reservou seu direito de não sancionar qualquer negócio a ser concluído.Naturalmente, fiquei decepcionado, já que estava animado para um novo desafio, com um novo clube e um novo começo no futebol inglês.Muitas coisas foram faladas sobre aonde meu futuro pertence após tantos anos no Arsenal; a verdade é que eu só quero jogar futebol, que é o que me faz mais feliz, e o Arsenal é um ambiente fantástico para qualquer profissional desempenhar sua função.Ainda tenho sentimentos muito fortes pelo Arsenal Football Club e, após conversas positivas com o manager, estou ansioso para voltar a dar duro, voltar à forma e dar o melhor de mim para ajudar o time e o manager a alcançarem seus objetivos e ambições na temporada.Aprendi muito em minhas experiências emprestado a Sunderland e Juventus e quero garantir a todos os torcedores do Arsenal que darei tudo o que tenho para contribuir para aquela que eu acredito que será uma temporada de sucesso para o clube."
O recém-contratado goleiro italiano Emiliano Viviano também falou sobre sua situação no clube, já que, provavelmente, não será titular absoluto.
"Acho que é algo bom haver outros goleiros no clube. É uma briga positiva. Sei que Fabiański teve um pouco de azar com lesões no ano passado. Sempre vejo Szczęsny jogar e ele é um bom goleiro. Vou trabalhar forte com eles (para competir). (...)
É fácil (assinar com o Arsenal), ele é um dos melhores clubes no mundo. É um clube com uma história fantástica, com um chefe que é um dos melhores na Europa e para mim isso é um sonho."
Hoje, o Arsenal confirmou que os alemães Serge Gnabry e Gedion Zelalem foram promovidos ao elenco principal, se juntando aos demais alemães Lukas Podolski, Per Mertesacker e, agora, Mesut Özil. Vale lembrar que Podolski, infelizmente, ficará fora do time por lesão até, pelo menos, o Natal - sua lesão é mais grave do que se esperava.
Emmanuel Frimpong (Fulham), Park Chu-Young (Celta), Ryo Miyaichi (Wigan) e Nicklas Bedtner (Juventus), voltaram de seus respectivos empréstimos e foram reintegrados ao clube.
Assim, o elenco principal para a primeira parte da temporada 2013-14 está fechado. Na foto a seguir estão seus 29 jogadores, lembrando que Abou Diaby mudou da camisa número 2 para a 24.
Emmanuel Frimpong (Fulham), Park Chu-Young (Celta), Ryo Miyaichi (Wigan) e Nicklas Bedtner (Juventus), voltaram de seus respectivos empréstimos e foram reintegrados ao clube.
Assim, o elenco principal para a primeira parte da temporada 2013-14 está fechado. Na foto a seguir estão seus 29 jogadores, lembrando que Abou Diaby mudou da camisa número 2 para a 24.
COYG!!
PS1.: Confiram na TV PSA um teaser da matéria de João Castelo-Branco, videorrepórter da ESPN Brasil, sobre a transferência de Mesut Özil para o Arsenal. Para o vídeo completo, clique aqui.
PS2.: Se você quiser rever como se deu o último dia da janela, com cobertura ao vivo aqui no blog, o link está aqui. Para conferir o post sobre as contratação de Viviano e Özil, links, respectivamente, aqui e aqui.
PS1.: Confiram na TV PSA um teaser da matéria de João Castelo-Branco, videorrepórter da ESPN Brasil, sobre a transferência de Mesut Özil para o Arsenal. Para o vídeo completo, clique aqui.
PS2.: Se você quiser rever como se deu o último dia da janela, com cobertura ao vivo aqui no blog, o link está aqui. Para conferir o post sobre as contratação de Viviano e Özil, links, respectivamente, aqui e aqui.
Fontes:
O setor de meio-campo do Arsenal é compatível a qualquer outro. Cazorla, Wilshere e Özil formam um trio muito rápido e talentoso. Ramsey vem evoluindo rapidamente e mostrando a cada jogo que é uma aposta acertada pelo Wenger. Arsenal tem tudo pra lutar títulos nessa temporada.
ResponderExcluir