segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Preview: Arsenal x Borussia Dortmund - O jogo da afirmação! + Lesões


Arsenal e Borussia Dortmund se enfrentarão amanhã em um jogo que marca o encontro de dois dos times que melhor tratam a bola no mundo do futebol. Os alemães são nada mais, nada menos, que os atuais vice-campeões da Champions League - perderam para o Bayern de Munique na final da última edição da competição.

Para esse jogo, o Arsenal não contará com Mathieu Flamini, que sofreu uma concussão no jogo de sábado, contra o Norwich. Apesar de ter treinado normalmente hoje, como relatou John Cross, jornalista do Mirror, Flamini foi barrado para o jogo de amanhã por Arsène Wenger. É sempre bom ser cuidadoso quando se trata de uma pancada na cabeça, especialmente forte como foi aquela.

O jogo seria difícil mesmo com o elenco completo. Com desfalques, então, a situação só piora. Por outro lado, o Borussia Dortmund não é o mesmo bicho-papão que foi por 3 temporadas. A saída de Götze, a conturbada situação contratual de Lewandowski e a lesão de Piszczek não tem contribuído para a manutenção do alto nível no time. A derrota para o Napoli e a dificuldade de conseguir os resultados em alguns jogos na Bundesliga atestam isso. Tem faltado criatividade a um time que já foi tão brilhante ofensivamente.

Ainda assim, a ausência de Flamini causa certo receio nos torcedores. Sua chegada ao time levou a performances mais consistentes, muito por conta de sua força defensiva - algo inexistente nos últimos anos. Sem ele, Arteta deverá fazer essa função. Já está mais do que claro, no entanto, que o espanhol não é o homem mais indicado para tal. Apesar de já ter tido bons momentos como primeiro volante, Arteta se destaca muito mais quando não tem tantas responsabilidades defensivas.

Justamente contra o Borussia Dortmund, provavelmente o ataque mais poderoso que o Arsenal teve pela frente até agora, o sistema defensivo do time estará desfalcado. Entretanto, o Arsenal jogou assim durante toda a temporada passada e obteve êxito contra alguns bons ataques, vide o 2x0 no Bayern. Assim, não é o fim do mundo não ter Flamini. Por outro lado, este não é, de longe, o ideal.

Sem nenhum novo jogador recuperado de lesão e com a ausência de Flamini, o time que entrará em campo amanhã deve ser esse:


Atualmente, na Bundesliga, o Borussia Dortmund fez 9 jogos, vencendo 7, empatando 1 e perdendo 1. Foram 22 gols pró (média de 2,4 gols por jogo) e 7 contra.

Para muitos, esse é o jogo da afirmação das credenciais de campeão do Arsenal. O Tottenham foi, teoricamente, o único teste para o time até agora: vitória por 1x0. Comparando Borussia Dortmund com Tottenham, não há dúvidas de que o verdadeiro teste virá agora. Aliás, o Borussia é só o começo de um período extremamente decisivo. A sequência é a seguinte:

• Borussia Dortmund - casa - amanhã (Champions League);
• Crystal Palace - fora - no sábado (Premier League) - o momento de respirar;
• Chelsea - casa - na próxima terça-feira (Capital One Cup);
• Liverpool - casa - no sábado (Premier League) - possivelmente, valendo a liderança;
• Borussia Dortmund - fora - na quarta-feira (Champions League) - talvez para selar a classificação para as oitavas-de-final;
• Manchester United - fora - no domingo (Premier League).

Em outras palavras, a moleza acabou nesse final de semana.

LESÕES

Além da lesão de Flamini, já abordada acima, Walcott e Diaby também desfalcarão o time. O importante, no caso desses dois, é que ambos sofreram revezes no processo de recuperação, levando, assim, ainda mais tempo para que seus retornos aconteçam.

Wenger declarou que Walcott está fora dos próximos três jogos (Borussia Dortmund, Crystal Palace e Chelsea). Já no caso de Diaby, o francês era esperado de volta a campo antes do Natal. No entanto, exames mostraram que ele precisaria de outra cirurgia e, agora, sabe-se que ele só poderá voltar a jogar em março do ano que vem (se voltar). Em seu último ano de contrato, é cada vez mais improvável que Diaby ainda tenha algum futuro no Arsenal. Infelizmente.

Fontes:
Mathieu Flamini: Twitter e Arsenal.com, Theo Walcott: Metro e Abou Diaby: Metro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário