A Data-FIFA, logo após o fechamento da janela de transferências, deixou os ansiosos torcedores longe de seus clubes por duas longas semanas. Há dois dias de poder voltar a ver o Arsenal em campo e, principalmente, assistir à estreia do craque acima, é válido repassar tudo o que aconteceu durante esse período de longa espera.
Começaremos, é claro, por Mesut Özil, o mais novo contratado do Arsenal - e a segunda maior transferência da história do futebol inglês. Segundo ele, uma ligação feita por Arsène Wenger, em perfeito alemão, teria sido o suficiente para que ele se juntasse ao Arsenal de graça.
"De alguma forma, essa conversa me fez perceber o que eu tinha perdido no Real Madrid - transparência, confiança, respeito. Ele me disse exatamente como me via, como pretendia me usar e o que esperava de mim. Eu teria me juntado ao Arsenal de graça."
Entretanto, para Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, a história por trás de sua saída do clube é diferente. Para o espanhol:
"Ele descobriu o mundo e ficou obcecado por mulheres, um mundo que era estranho para ele antes. Isso não se deu por conta de mulheres, mas por conta das noitadas, das horas gastas não dormindo. Ele não foi profissional."
Discussões sobre o real motivo de sua saída do Real Madrid à parte, Mesut Özil já causou enorme impacto em seu novo clube, antes mesmo de ter estreado. Segundo o site inglês UKSoccershop.com, o mais novo alemão do Arsenal vendeu, até agora, cinco vezes mais camisas que Gareth Bale em seu ex-clube, Real Madrid.
Cesc Fàbregas (e) e Santi Cazorla (d) apostam no sucesso de Mesut Özil no Arsenal |
Vários jogadores manifestaram seus sentimentos de felicidade pela chegada de Özil ao Arsenal. Entre eles, Santi Cazorla disse o seguinte:
"Estou muito feliz por Özil estar aqui. Eu não entendo isso (o porquê do Real Madrid tê-lo vendido), ele é um jogador único."
O outro grande maestro espanhol da história recente do Arsenal, Cesc Fàbregas, também comentou sua contratação:
"Ele tem um último passe brilhante e acho que a Premier League vai gostar muito dele. Acho que ele vai arrebentar no Arsenal."
Enquanto muitos creem que a chegada de Mesut Özil ao Arsenal poderá fazer do clube uma força na briga pelo título da Premier League, Kun Agüero, atacante do Manchester City, discorda. Para o argentino, o Manchester United continuará sendo o maior rival do City, o Chelsea, com a volta de José Mourinho, entrará na briga e o Liverpool e o Tottenham podem ser perigosos. Já o Arsenal nem foi, ao menos, citado por Agüero.
Outro jogador que fez as manchetes foi Wojciech Szczęsny. O número 1 do Arsenal falou sobre o período em que se tornou reserva de seu compatriota Łukasz Fabiański na temporada passada.
"Obviamente, tive sentimentos mistos sobre minha performance na temporada passada, tive meus altos e baixos.Não foi legal (ser deixado de fora) - você quer estar jogando toda semana. Mas, no final das contas, o mais importante é o time e isso era o que o time precisava.Łukasz estava em melhor forma naquele momento, ele entrou e foi muito bem. Trabalhei muito forte para voltar ao time e quando voltei, creio que voltei muito bem. Foi uma boa decisão do treinador.
Trabalhei minha condição física e vim para os treinamentos bem mais cedo todo dia para trabalhar na academia com os preparadores físicos. Havia muito a ser feito - percebi que não estava na melhor forma, mas tudo acabou dando bastante certo.Espero poder ser o número 1 nessa temporada. Isso é importante, eu quero ganhar um campeonato com esse clube, porque é isso que está faltando na minha carreira e tenho certeza de que é isso que os torcedores tem sentido falta. Essa será uma grande temporada."
Para Szczęsny, Arsène Wenger acertou em relegá-lo ao banco na temporada passada, e, para todos, acertou em contratar Mesut Özil nessa janela de transferências. Assim, Le Boss, há 16 anos no cargo de manager do Arsenal, já estaria sendo oferecido um novo contrato com o clube.
Vários jornais afirmam que a diretoria já teria reaberto negociações de uma extensão de contrato no valor de £15mi para Wenger. Além disso, £40mi seriam disponibilizados para seu uso em contratações em janeiro, na próxima janela de transferências.
Contratações, no entanto, podem não estar tão distantes quanto se pensa (falaremos mais sobre isso em alguns parágrafos), muito por conta de uma lesão sofrida por Yaya Sanogo durante a Data-FIFA, com a seleção sub-21 da França.
Yaya Sanogo (e) jogando contra o Fulham |
O atacante francês ainda não teve muitas oportunidades para provar seu talento, mas está trabalhando nisso. Palavras dele:
"Me acostumei com meus companheiros de time muito bem. Passei um tempo com e falei com pessoas como Bacary Sagna, que também veio do Auxerre, e isso me ajudou bastante a me estabelecer aqui. Tenho me sentido muito bem desde que cheguei aqui.Isso me dá confiança (ver Sagna e Abou Diaby), eles fizeram o mesmo caminho (do Auxerre), chegaram ao time e se deram muito bem aqui, então espero emular o que eles fizeram."
É justamente por conta da lesão que Yaya Sanogo sofreu durante essa semana que novidades sobre contratações entraram em cena. O atacante romeno Ciprian Marica (foto acima), atualmente sem clube, foi novamente ligado ao Arsenal. Seu agente, Ioan Becali, disse ao jornal Daily Mirror que seu cliente está "perto de se juntar ao Arsenal".
"Marica é um atacante muito bom que já teve experiência no futebol do leste europeu e, então, é natural que grandes clubes estejam visando sua carreira. Ele está perto de se juntar ao Arsenal, mas temos que esperar até a próxima semana."
Infelizmente, Yaya Sanogo não foi o único a se machucar nesse período de duas semanas sem jogos. Gedion Zelalem, a sensação do Asia Tour 2013, também se machucou e ficará fora de combate por 6 a 8 semanas, como ele próprio relatou em sua conta pessoal no Twitter.
Melhoras, Zelalem! |
Para não passar despercebido, na vitória da Alemanha por 3x0 contra as Ilhas Féroe, os primeiros dois gols da seleção tricampeã mundial foram marcados por Gunners: Per Mertesacker abriu o placar e Mesut Özil aumentou, de pênalti. Postamos os gols na página do blog no Facebook (link aqui).
Fontes:
Aguero não citou o Arsenal, é mole?, todo ano estamos na Champions ele ta jogando num timinho da moda, quando o Xeique cansar ele vai sair de rabo abanando igual os do Anzi e Málaga
ResponderExcluirpois é...
Excluir