segunda-feira, 8 de julho de 2013

O elenco do tour pela Ásia

Em menos de uma semana, o Arsenal partirá para a Ásia, onde fará um tour nessa pré-temporada. Na agenda, constam jogos contra, por exemplo, o Time dos Sonhos da Indonésia (domingo, dia 14/07) e a seleção do Vietnã (quarta-feira, dia 17/07).

Higuaín, por enquanto, de volta aos treinos no Real Madrid
Higuaín voltou aos treinos no Real Madrid, pelo menos por enquanto. Espera-se, no entanto, que sua contratação seja confirmada antes da viagem para a Ásia, ou seja, esperaremos até, no máximo, o fim dessa semana. Há quem diga, inclusive, que já está tudo acertado e o Arsenal estaria esperando o anúncio do novo uniforme reserva amanhã para anunciar os dois juntos. Pode nada disso acontecer também, como sugeriu o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez:

"Não queremos que Higuaín saia. Além do mais, ninguém do Arsenal chegou a nós e fez uma proposta."

Ainda sobre o Tour, além de, é claro, ajudar na preparação dos jogadores para o início da temporada, é, também, uma grande jogada de marketing do Arsenal. Estando num processo de expansão da marca para o mercado asiático, não poderíamos, de forma alguma, deixar de levar Ryo Miyaichi (foto à esquerda) no elenco. O japonês de 20 anos de idade, infelizmente, sofreu com lesões na temporada passada, o que limitou seu tempo de jogo no empréstimo ao Wigan. Agora, enfim recuperado, fará a pré-temporada junto com o elenco principal do Arsenal e tentará demonstrar do que é capaz para que possa achar, eventualmente, seu espaço no time.

Entre os principais nomes, não devemos contar com Cazorla, Nacho Monreal e Sanogo que tiveram compromisso por suas seleções nacionais. Os dois primeiros foram vice-campeões com a Espanha na Copa das Confederações e o último está com a França na fase semi-final da Copa do Mundo Sub-20.

Além de Sanogo, outro jogador que está impossibilitado de participar do Tour devido a algum compromisso internacional é Héctor Bellerín (foto à direita). O espanhol, ex-Barcelona, que assinou recentemente um novo contrato de longa duração com o clube, vem se destacando desde que chegou ao clube em 2011, participando de 52 jogos e marcando 5 gols nesse período pelos times de base do Arsenal. Com o time de cima, o lateral-direito ficou duas vezes no banco na Capital One Cup, contra Reading e Coventry City. Bellerín disputará a Euro Sub-19, que vai do dia 20 de julho até o dia 1º de agosto, com a Espanha, atual campeã do torneio.

Além dessas ausências, Bendtner, Park, Chamakh e André Santos, que não estão nos planos de Wenger, também não devem viajar. Já Campbell, como relatamos no post anterior, ainda não sabe se será emprestado a algum clube da Premier League ou se voltará ao Betis, na Espanha. Tudo isso depende da obtenção de um visto de trabalho para jogar na Inglaterra. Diaby, que recentemente trocou o número 2 pelo 24, e Frimpong também não estarão presentes por conta de lesões.

Falta, ainda, saber quais das jovens promessas do clube tentarão impressionar Arsène Wenger durante essa pré-temporada. Geralmente, 4 ou 5 deles viajam com o time principal. Se tudo ocorrer igual às outras viagens, Le Boss terá que deixar para trás 4 ou 5 dos young guns que vem treinando com os titulares desde que as atividades foram retomadas em London Colney. As opções seriam:

 → Damián Martínez (20 anos): O goleiro argentino, na ausência de Mannone, negociado com o Sunderland, deverá ser o terceiro goleiro nessa temporada. Isso, é claro, se o Arsenal não trouxer ninguém para a posição. Martínez teve duas oportunidades no time de cima, contra Coventry e Reading na Capital One Cup 2012-13, mas não mostrou muita confiança em nenhuma delas. Contra o Reading, inclusive, tomou 5 gols e, no lance do terceiro, falhou de maneira bizarra. Pode ser que ainda venha a ser um bom goleiro no futuro, mas a tendência é que seja mediano e jamais ocupe a camisa número 1 dos Gunners.

Nico Yennaris (20 anos): O inglês, filho de pai cipriota grego e mãe chinesa, destaca-se por sua versatilidade, sendo capaz de atuar igualmente bem como volante ou lateral-direito. Yennaris tem apenas um jogo pelo Arsenal na Premier League, contra o Manchester United em 2012, apesar de já estar no clube desde os 7 anos de idade.

Thomas Eisfeld (20 anos): Por conta de lesões, o alemão teve dificuldades quando ainda jogava no Borussia Dortmund. Depois de se transferir para o Arsenal, no entanto, conseguiu ter uma sequência melhor de jogos, apesar de não ter passado ileso até aqui. Tido como o próximo Mario Götze, Eisfeld foi companheiro de Götze no clube alemão e eles são, inclusive, amigos. Com boa visão de jogo, Eisfeld tem chances de ser um bom armador no futuro. Contra o Reading, na Capital One Cup, entrou no segundo tempo e organizou o meio-campo do Arsenal para arquitetar aquela virada épica.

Chuks Aneke (20 anos): Considerado uma das maiores esperanças de sucesso nesse elenco da base, Aneke é reconhecido por ter um fantástico entrosamento com outro jogador da base, o atacante Benik Afobe. O Barcelona já tentou, inclusive, contratar os dois no passado. Machucado, no entanto, Afobe não poderá fazer parte do grupo na pré-temporada. Já Aneke, que tem descendência nigeriana, mas joga pela Inglaterra, foi comparado com o companheiro Diaby e com a estrela marfinense Yaya Touré. Aneke foi bem no empréstimo recente ao Crewe Alexandra, da Terceira Divisão, e também foi bem na última pré-temporada.

Serge Gnabry (17 anos): Ainda muito jovem, Gnabry se destacou e praticamente pulou o nível sub-18 para jogar já no sub-21. O jovem alemão começou como velocista, mas depois decidiu se dedicar ao futebol. Na temporada passada, jogou com o time de cima contra Coventry, na Capital One Cup, Norwich, na Premier League, e depois Schalke, na Champions League. Com muita técnica para a pouca idade, Gnabry dribla, chuta, passa e ainda bate faltas. É, certamente, um grande talento.

Gedion Zelalem (16 anos): Com apenas 16 anos de idade, Zelalem já foi comparado com ninguém mais, ninguém menos que Cesc Fàbregas, na mesma idade. O também alemão, de descendência etíope, é tido como presença certa no time de cima daqui a, talvez, 3 anos. Wenger pode agora, no entanto, desmentir essa previsão e levá-lo para a Ásia com os seniors do Arsenal.

Ignasi Miquel (20 anos): Capitão do sub-21, o espanhol Miquel já jogou diversas vezes com o time de cima, geralmente por conta de lesões de seus "superiores". É, certamente, o mais conhecido desses nomes. Geralmente, dá conta do recado quando joga com o first team, mas ainda tem muito o que aprender. Além de ser um pouco lento, seu posicionamento ainda pode melhorar bastante. Mas, para ser a 4ª opção para a zaga, já que só temos Mertesacker, Koscielny e Vermaelen como opções, Miquel servirá.

Chuba Akpom (17 anos): O jovem atacante, que pode jogar tanto no centro, como referência, quanto aberto pelas pontas, se destacou na última temporada e ganhou essa oportunidade de treinar com o time de cima. Ainda é cedo para dizer, mas pode ser que Akpom tenham algum futuro no Arsenal.

Kristoffer Olsson (18 anos): O meia sueco também se destacou na última temporada. Olsson era, à princípio, meia-armador, mas jogou várias vezes como um meia que arma o jogo vindo de trás (como Pirlo). Considerando-se que seu físico não é dos mais robustos, no entanto, é mais provável que não jogue muito atrás pelo time principal. Agora, caso ele viaje com o time, descobriremos quais são os planos de Wenger quanto ao seu posicionamento e também quanto a seu futuro no clube.

Quem vocês levariam? Aqui vai um palpite: Martínez, Miquel, Gnabry, Eisfeld e Aneke.

Nenhum comentário:

Postar um comentário