segunda-feira, 15 de julho de 2013

Fàbregas e Suárez - Uma realidade ou só um sonho?


Hoje, dois dos assuntos mais comentados entre os torcedores do Arsenal foram as possíveis transferências de Suárez e Fàbregas.

Nosso ex-capitão Cesc está sendo novamente considerado um alvo do Manchester United. A Sky Sports afirma que os atuais campeões da Premier League farão uma proposta de £25mi para o Barcelona por Fàbregas. E seria exatamente esse o valor que o Arsenal teria que pagar aos catalães para se beneficiar da cláusula de preferência numa futura venda que inserimos no contrato do espanhol. Assim, não importa se o Manchester United oferecer £50mi. O Arsenal ainda assim poderá contratá-lo por £25mi. A questão é: estaria o Barcelona disposto a negociá-lo?


Thiago Alcântara, grande promessa espanhola, pôs um fim em todas as especulações sobre seu futuro e se juntou ao Bayern de Munique (foto acima). Com isso, o Barcelona tem agora apenas Xavi e Fàbregas como opções criativas para o meio-de-campo do time. Será que, nessas circunstâncias, o clube estaria disposto a liberar nosso tão amado ex-capitão? A não ser que o Barcelona contrate alguém para a função, é difícil de imaginar que deixariam Cesc sair.

Outro fator importante, no caso do Manchester United, é que Fàbregas já declarou várias vezes que ama o Arsenal e que jamais jogaria por outro clube, além do Barcelona, que não fosse o Arsenal. A foto que abre esse post mostra claramente que os Red Devils não tem muita moral com ele. No final do jogo, ao trocarem camisas, Cesc Fàbregas simplesmente largou a camisa adversária no gramado e seguiu seu caminho. Algum torcedor do Man Utd ainda quer discutir se essa transferência é possível? O novo clube de David Moyes pode estar, no entanto, nos fazendo um grande favor em liberar o caminho para que possamos nos beneficiar de nossa cláusula em seu contrato.

Para alguns, a volta do espanhol para o Arsenal é impossível. Já para outros, é possível, sim, e vai acontecer. Inclusive entre os membros do Pra Sempre Arsenal há discordâncias quanto a isso.


Já no caso de Suárez, parece que agora o uruguaio estaria considerando se transferir para um time da Premier League, contanto que este esteja disputando a Champions League. Isso vem para derrubar o rumor de que Suárez só estaria interessado em se transferir para algum clube de outro país devido a seu descontentamento com a atitude da imprensa local.

Uma fonte próxima às negociações, em resposta a uma pergunta sobre a possibilidade de Suárez começar a próxima temporada no Arsenal, disse: "Talvez."

Arsène Wenger, que previamente havia declarado que Higuaín, Rooney e o próprio Suárez seriam alvos realistas, qualitativamente falando, disse o seguinte:

"Vocês querem que eu anuncie uma contratação espetacular, mas não posso. Estamos trabalhando nos bastidores para reforçar o elenco, mas não posso dar-lhes nomes."

Ainda não se sabe até que ponto o Arsenal estaria interessado em aumentar sua proposta pelo uruguaio, até porque o Liverpool não estaria disposto a deixá-lo sair assim, tão facilmente. É difícil de imaginar que o Arsenal aumentaria sua proposta para £40mi.

Se realmente houver uma mudança de mentalidade no clube em andamento, agora que há bastante dinheiro disponível, seria necessário um período de adaptação para os torcedores. O Arsenal, que por anos foi um clube "formador", poderia agora, talvez, tornar-se "comprador".

É, atualmente, realmente difícil imaginar algo muito diferente de contratar jovens à preço de banana ou à custo zero, como no caso de Yaya Sanogo. Dessa maneira, para muitos Luis Suárez no Arsenal é uma incógnita.


ATUALIZAÇÃO: O Barcelona, através de uma fonte interna, declarou que Cesc Fàbregas é intransferível. E Ian Ayre, diretor do Liverpool, confirmou à Bloomberg que o Liverpool recebeu uma proposta do Arsenal por Luis Suárez.
"Já ouvi-lo dizer que seria ótimo ter uma oportunidade de jogar pelo Arsenal, e pelo Real Madrid igualmente. Mas ele certamente não chegou a mim e disse que quer sair.

Recebemos uma proposta, que é relativamente pública, do Arsenal. Dissemos não a essa proposta e, até onde sei, ele aparecerá para treinar quando voltar (das férias). E seguiremos desse jeito.

A não ser que haja uma situação na qual o jogador absolutamente não queira estar aqui, e não queiramos que ele esteja aqui, esses serão outros quinhentos."


Fontes:
Fàbregas: Sky Sports e Suárez: Sky Sports. Atualização - Fàbregas: Metro e Suárez: Metro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário