01 - Joel Campbell (foto acima) está muito perto de ser emprestado ao Olympiakos, da Grécia. Apesar de ter conseguido o visto para jogar na Inglaterra, o costarriquenho de 21 anos de idade provavelmente passará a próxima temporada longe da Premier League. Seu agente, Joaquim Batica, já havia confirmado que inúmeros clubes estavam negociando a possibilidade de contratar seu cliente por empréstimo. O jornalista Juan Carlos Agüero, da FOX Sports, confirmou, então, que o Olympiakos teria ganhado essa briga e garantido sua assinatura. Como a transferência ainda não foi confirmada pelo Arsenal.com, é bom ainda não dar como certa sua ida para a Grécia. O Olympiakos, como campeão grego da última temporada, já está garantido na fase de grupos da UEFA Champions League 2013-14. Assim, poder jogar a competição continental mais importante da Europa deve ter, certamente, tido grande importância nessa decisão.
02 - Sem dúvida nenhuma, a parte mais importante dessa temporada tem sido a luta do Arsenal para conseguir tirar Luis Suárez do Liverpool. O atacante uruguaio já viu duas propostas, uma de £35mi e outra de £40.000.001, serem recusadas pelos Reds. Depois da última proposta, inclusive, o dono do Liverpool, John W. Henry, tweetou o seguinte:
"O que vocês acham que eles estão fumando lá no Emirates?"
Brendan Rodgers, manager do Liverpool, acredita que o Arsenal não chegou nem perto do valor de seu alvo nessa janela. Luis Suárez não sairia por menos do que Fernando Torres, £50mi, quando se transferiu para o Chelsea em 2011.
"Se o Arsenal quiser o jogador, então eles terão que produzir o valor pelo jogador."
O Real Madrid, que poderia ser mais um clube na briga pelo uruguaio, no entanto, não o contratará "nem que ele implore". Por que? Não se sabe... Além disso, os Merengues estariam focados em conseguir a contratação de Gareth Bale, do Tottenham.
O que ninguém esperava, no entanto, é que pode ser que haja um mal-entendido em relação à cláusula de liberação no contrato de Luisito. A proposta de £40mi mais £1 do Arsenal DEVERIA ser aceita pelo Liverpool caso o clube que a fez disputasse a UEFA Champions League. A questão é que o Arsenal ainda passará pelos play-offs da competição, o que pode, aos olhos do Liverpool, não qualificá-lo para acionar a cláusula de liberação de Suárez. A depender da real interpretação de seu contrato, o Liverpool pode ter que abandonar a linha dura que vem fazendo e esquecer os £50mi - £55mi que vem pedindo.
Assim, seu agente (e irmão do treinador do Bayern de Munique), Pere Guardiola, teria exigido que a proposta seja aceita e que seu cliente viaje de volta para Londres para passar pelos exames médicos e negociar os termos pessoais.
O Arsenal só saberá se fará parte da fase de grupos da UEFA Champions League nos dia 27 ou 28 de agosto. Ou seja, essa saga por Suárez pode ainda levar muito tempo para ter uma conclusão. Isso não é, porém, nada muito prejudicial ao Arsenal, já que Luis Suárez ainda tem 6 jogos de suspensão para cumprir devido à mordida que deu em Branislav Ivanović, do Chelsea, na temporada passada.
Higuaín no aeroporto de Roma |
03 - Alguns meios de comunicação puseram em dúvida as transferências de Gonzalo Higuaín e Pepe Reina para o Napoli, mas o presidente do clube, Aurelio De Laurentiis, confirmou a contratação dos dois. Na segunda-feira, deve haver a apresentação dos novos reforços napolitanos.
"O presidente (Alexandre Kalil) deixou claro que se houver uma proposta de £22mi, ele venderá Bernard e nós contrataremos outro jogador. Caso contrário, Bernard fica. Ele é jovem e pode sair no final do ano. O Arsenal negou o rumor sobre Bernard."
De acordo com os rumores anteriores, Bernard estaria hoje em Londres para fazer os exames médicos necessários para assinar com o Arsenal.
05 - O novo treinador do Barcelona, Tata Martino, já se pronunciou sobre o futuro de seu novo comandado, Cesc Fàbregas:
"Eu não vou me envolver nas contas do clube, mas considerando que o clube já rejeitou duas propostas, eu apostaria que rejeitará uma terceira. Em outras palavras, Fàbregas vai permanecer aqui."
06 - Gervinho poderá, enfim, se tornar a 9ª saída da janela? Pelo visto, não. A Roma fez mais uma proposta pelo marfinense, dessa vez de £6mi, mas o Arsenal só aceitará liberá-lo por, no mínimo, £12mi. Contratado por £10.5mi e não conseguindo brilhar no clube, parece ser um tiro no pé esperar que algum clube aceite desembolsar um valor maior do que aquele que foi usado para tirá-lo do Lille em 2011. Essa, no entanto, é apenas uma das versões da história.
O jornalista Tancredi Palmeri relatou que há, na verdade, uma diferença de apenas €1.5mi entre a proposta da Roma e a pedida do Arsenal. O Arsenal teria, ainda, rejeitado a possibilidade de incluir o atacante Pablo Osvaldo nas negociações.
07 - Em relação a Ryo Miyaichi, Wenger declarou hoje, após o jogo contra o Urawa Red Diamonds, que o ponta japonês permanecerá no elenco para essa temporada. Caso o Arsenal contrate mais algum jogador para a posição, no entanto, ele considerará emprestá-lo.
08 - Depois de ter sido fortemente especulado como reforço de Arsenal e Manchester United, Marouane Fellaini saiu por um momento do centro das atenções. Agora, no entanto, pode ser que o belga volte a fazer manchetes, já que foi divulgada a informação de que sua cláusula de liberação de £22mi expirará no último dia desse mês. Assim, aqueles que estiverem interessados em contratá-lo por um valor mais em conta terão que se apressar.
09 - Para terminar, apesar do interesse do Arsenal, Luiz Gustavo ficará feliz em permanecer no Bayern de Munique nessa temporada. O brasileiro disse ao Deutsche Presseagentur:
"Eu quero ficar no Bayern de Munique. Estou sob contrato com o clube e quero cumprir esse comprometimento. Eu estive numa posição de brigar por uma vaga no time titular durante toda a minha carreira e vou continuar brigando nesse ano também."
Fontes:
Joel Campbell: LadyArse, Luis Suárez: Metro (1), Metro (2), Metro (3), Metro (4), Independent (1) e Independent (2), Gonzalo Higuaín: Daily Mail, Bernard: SporTV e Sky Sports, Gervinho: Metro e Twitter, Ryo Miyaichi: Site Oficial do Arsenal, Marouane Fellaini: Metro e Luiz Gustavo: Sky Sports.
Nenhum comentário:
Postar um comentário