![]() |
Cazorla e Özil - finalmente uma realidade? |
A dupla CazÖrla poderá, finalmente, se tornar realidade já neste sábado, contra o Norwich. Isso porque Santi Cazorla deve estar, enfim, disponível para voltar a jogar, depois de mais de um mês parado. Arsène Wenger ainda confirmará quem estará, de fato, disponível para o jogo de sábado, mas tudo indica que - além de Cazorla - Rosický e Sanogo também estarão de volta.
Ainda ficarão fora por, pelo menos, mais uma semana Sagna, Walcott e Podolski. Já Chamberlain só deve voltar em meados do próximo mês. Diaby, como todos sabem, segue sem previsão de retorno. Koscielny, por sua vez, era dúvida para o jogo da França contra a Finlâdia, mas acabou sendo titular e jogou os 90 minutos.
Ainda pela seleção francesa, Giroud jogou 81 minutos e quase deixou sua marca, de cabeça. O árbitro, no entanto, deu gol contra ao zagueiro finlandês Toivio, que tentou cortar e acabou acertando sua própria meta.
![]() |
Vermaelen (e) e Ramsey (d) - capitães de suas seleções nesta terça-feira |
Nos demais jogos da Data-FIFA, Ramsey e Vermaelen foram os capitães de suas respectivas seleções, galesa e belga, no empate por 1x1. O meia galês manteve sua fase goleadora, marcando o gol de empate, após Kevin de Bruyne ter aberto o placar.
Em Inglaterra x Polônia, Szczęsny foi o titular entre as traves dos poloneses e fez boas defesas. Tomou 2 gols, é verdade, mas teve, no geral, boa performance. Fabiański ficou no banco novamente, assim como Gibbs do outro lado. Já Wilshere começou no banco e entrou em campo aos 82'. Pela Inglaterra Sub-21, Carl Jenkinson entrou aos 16' de jogo, no lugar do machucado Tom Carroll, na vitória por 5x0 contra a Lituânia Sub-21, e permaneceu em campo pelos 74 minutos restantes.
Pela Espanha, Monreal não saiu do banco. Já pela Alemanha, o aniversariante Mesut Özil, fazendo 25 anos de idade, comemorou a data com um gol e uma assistência contra a Suécia, na impressionante vitória por 5x3. Ademais, foi substituído aos 82', após choque com um adversário, o que o levou a sair de campo mancando. Felizmente, foi só uma pancada e ele deverá estar disponível para enfrentar o Norwich.
Bendtner não participou da goleada da Dinamarca por 6x0 contra Malta, assim como Frimpong não saiu do banco de Gana na goleada por 6x1 contra o Egito.
Bendtner não participou da goleada da Dinamarca por 6x0 contra Malta, assim como Frimpong não saiu do banco de Gana na goleada por 6x1 contra o Egito.
Data-FIFA à parte, vamos fazer um apanhado de algumas notícias interessantes veiculadas nos últimos tempos.
Primeiramente, Park Chu-Young (foto acima) pode ter no Wigan sua chance de escapar do limbo que tem sido o Arsenal para ele. Desde 2011, o coreano fez apenas 4 jogos com a camisa do Arsenal, sendo apenas duas delas como titular. Ainda assim, Owen Coyle, manager do Wigan, confirmou o interesse em contar com Park por empréstimo. Palavras dele:
"Falamos com o Arsenal sobre Park e as conversas acerca da parte futebolística foram muito boas. Também conversamos com o pessoal da parte financeira do Arsenal, mas acho que o pacote estava um pouco fora de nosso alcance no momento."
Acredita-se que Park ganha incríveis £45,000 por semana atualmente, sendo necessária, assim, uma redução desse valor para que seja possível a transferência para o Wigan. Vale lembrar que Nicklas Bendtner viveu situação similar e, não aceitando a redução salarial, acabou permanecendo no clube.
Para que não haja confusão, clubes de divisões inferiores da Inglaterra ainda tem janela aberta para contratações, por empréstimo, de jogadores da Premier League. Logo, a saída de Park poderia ser oficializada em qualquer momento desse mês.
Apesar dos rumores dessa época do ano não serem dignos de destaque, separamos alguns que chamaram mais a atenção.
• A saída de Mesut Özil do Real Madrid levou a especulações sobre alguns de seus companheiros de equipe estarem interessados em seguir seus passos do Bernabeu ao Emirates. Sergio Ramos (foto acima) seria um deles. Sua versatilidade, podendo jogar como zagueiro ou lateral, agradaria bastante Arsène Wenger. Outro jogador cogitado foi Sami Khedira, grande amigo de Özil, que ficou, particularmente, bastante chateado com sua saída. Por fim, Karim Benzama, que muitos insistem que deixará o Real Madrid na próxima janela, sendo o Arsenal seu destino mais provável.
Vale lembrar que temos um grupo de debates no Facebook, no qual temos discutido bastante essas e outras notícias. Aos interessados, aqui está o link.
• Nessa época do ano, mais do que nunca, os rumores devem ser analisados pela necessidade de reforços para a posição. Desta maneira, algumas especulações, de certa forma, plausíveis envolveram Juan Zúñiga (Napoli) e Martín Montoya (Barcelona). Ambos os jogadores estão no último ano de seus contratos e não parecem próximos de assinar uma renovação. Assim, poderiam reforçar a lateral-direita do clube a custo zero na próxima temporada, já assinando um pré-contrato na próxima janela.
A lateral-direita tem grandes chances de contar com novas caras em breve, considerando, é claro, que há a possibilidade de Sagna não renovar seu contrato com o clube e/ou fixar-se como opção para a zaga central.
![]() |
Ciprian Marica sendo apresentado pelo Getafe |
• Ciprian Marica foi bastante especulado no Arsenal há algum tempo, mas, felizmente, assinou contrato com o Getafe no dia 27 do mês passado. O curioso é que, apesar de ter sido o Arsenal o clube mais especulado como seu destino, foi o Tottenham quem buscou sua assinatura. Segundo seu agente, Victor Becali, o romeno rejeitou a proposta salarial dos Spurs, proposta essa que foi menor do que a metade do que ele ganhava no Schalke. Ser rejeitado por Marica não é para qualquer clube!
• Para a surpresa de muitos, Arsène Wenger confirmou que o Arsenal esteve muito próximo da contratação de Cristiano Ronaldo há alguns anos.
"Ele esteve bem perto de vir para cá. Ele tem uma camisa número nove do Arsenal com Ronaldo nas costas. O que aconteceu foi que Carlos Queiroz foi para o Manchester United e eles os tiraram de nós porque ele o conhecia do Sporting. É disso que se trata a vida. Você dá seu melhor, mas, às vezes, você pode achar pessoas mais fortes que você. (...)"
• Continuando no tópico de transferências, nesse caso entre treinadores, Wenger declarou, há exatamente uma semana, que não se vê deixando a Inglaterra.
"Posso ver o resto da minha vida (como treinador) na Inglaterra. Sinto-me confortável nesse país porque compartilhamos uma paixão em comum pelo futebol, e também porque sou muito grato a esse país por ter me aceitado e me dado uma chance."
Ainda assim, sempre há notícias a respeito de quem seria seu substituto no Arsenal. A mais recente delas envolveu Antonio Conte, treinador de 44 anos de idade da Juventus. O rumor foi veiculado pela imprensa italiana e não chegou a ter repercussão na imprensa inglesa.
• Além da permanência de Wenger, a comissão técnica poderia ganhar o reforço do lendário Dennis Bergkamp, como parte do coaching staff. Pelo menos foi isso o que "o holandês não-voador" disse em entrevista ao Telegraph:
"O sentimento que Johan Cruyff tem pelo Barcelona, eu tenho o mesmo com o Arsenal. No Arsenal, havia sempre uma boa conexão. Eu sempre curti isso. Nunca tive um dia ruim lá. Isso está sempre na minha mente. Faz parte de minha ambição voltar para lá em algum momento."
![]() |
Özil (e) e Pirès (d) - Presente e passado do clube juntos |
• Essa declaração de Bergkamp chamou a atenção de todos para a boa relação e o vínculo que o Arsenal mantém com seus ex-atletas. Há algumas temporadas, Jens Lehmann e Sol Campbell retornaram, brevemente, ao clube para cobrir algumas das várias crises de lesões que geralmente assolam o elenco.
Para essa temporada, Mathieu Flamini foi o bom filho que a casa tornou - e tem sido peça fundamental no time. Além dele, outro francês ex-Gunner, Robert Pirès, também voltou. Este, no entanto, apenas para treinar. Seu retorno, como jogador, foi descartado por Arsène Wenger.
![]() |
Sol Campbell (e), Robert Pirès (c) e Mathieu Flamini (d) |
O fato é que, como disse LeBoss:
"Todos os jogadores que estiveram aqui querem voltar."
• Aproveitando o gancho da presença de Pirès no London Colney, Wenger o comparou ao jovem Thomas Eisfeld, da base do clube.
"Eisfeld me lembra Pirès. (...) Ele parece estar dentro da área sem ser barulhento e aparecendo de repente. Quando ele está lá, finaliza bem. Ele tem aquele tipo de qualidade que alguns meias tem - não muitos. Eles tem a noção do momento exato para se colocarem em situações de perigo. Quando tem aquelas situações perigosas, são como cobras - te picam até a morte porque não erram o primeiro toque. Ele é calmo o bastante na frente do gol e finaliza bem."
• Para terminar, as notícias "bad boy" do elenco. Primeiramente, a ameaça de Flamini a Marc Wilson, do Stoke, após o irlandês ter cometido uma falta em Wilshere:
Essa ameaça o rendeu uma advertência da FA (Football Association), a CBF da Inglaterra."Faça isso de novo e eu te cego."
• O outro "bad boy" em questão foi Jack Wilshere, que envolveu-se em uma grande polêmica, recentemente, por ter sido flagrado fumando (foto acima). Em vista da repercussão que a imagem tomou, o jogador explicou que não é fumante e, de quebra, postou uma foto, em sua conta no Twitter, do craque Zinedine Zidane fazendo o mesmo. Seguindo sua lógica, ele está perdoado por fumar. Afinal, Zidane não foi qualquer jogador e, ainda assim, não deixava de dar suas tragadas de vez em quando.
Parou por aí? Não. Wilshere também criou polêmica ao comentar a possibilidade do belga Adnan Januzaj, do Manchester United, jogar pelo English Team.
"Para mim, se você é inglês, você é inglês, e você joga pela Inglaterra. As únicas pessoas que deveriam jogar pela Inglaterra seriam os ingleses. Se você morou na Inglaterra por cinco anos, para mim, isso não faz de você inglês. Você não deveria jogar. Isso não quer dizer que você pode jogar por aquele país. Se eu fosse para a Espanha e morasse lá por cinco anos, não jogaria pela Espanha. (...)"
Assim, rapidamente, Jack Wilshere tornou-se o fumante xenófobo do futebol europeu.
Ainda nesta semana, postaremos o Preview do jogo contra o Norwich City que acontecerá no sábado. Depois da maldita Data-FIFA, finalmente o Arsenal estará de volta!
Fontes:
Data-FIFA: Arsenal.com, Park Chu-Young: Metro, Ciprian Marica: Metro, Cristiano Ronaldo: TheSportsCampus, Arsène Wenger: Metro, Dennis Bergkamp: Telegraph, Robert Pirès: Arsenal.com, Thomas Eisfeld: Arsenal.com e Jack Wilshere: Telegraph.
Nenhum comentário:
Postar um comentário