quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Especulações de verão 2013-14, Parte 13

Ciprian Marica contra o Arsenal na UEFA Champions League 2012-13

01 - Pode parecer estranho, mas o agente Giovani Becali garante que seu cliente, Ciprian Marica, está perto de se transferir para o Arsenal.

"Ele está perto do Arsenal, veremos nessa semana. Marica é um atacante muito bom, um jogador de seleção romena que tem muita experiência."

Com o término de seu contrato com o Schalke, o atacante romeno de 27 anos de idade está sem clube e viria à custo zero. Antes do Schalke, Marica já jogou por Dinamo Bucureşti, Shakhtar Donetsk e VfB Stuttgart. Durante toda sua carreira, participou de 330 jogos e marcou 68 gols. Para um atacante, essa média não é muito boa. Seu melhor momento até agora foram os anos de Shakhtar Donetsk, entre 2004 e 2007, quando ganhou 4 competições domésticas e chamou a atenção na Liga Europa da época, a Copa da UEFA. Tanto no Stuttgart quanto no Schalke foi liberado no final de seu contrato.

Vídeo no final do post.


02 - Outra notícia que vem da Alemanha é a de que Luiz Gustavo estaria perto de um acerto com o Wolfsburg. O CEO do Bayern de Munique, Karl-Heinz Rummenigge, disse o seguinte:

"Se o Wolfsburg já tiver chegado a um acordo com o jogador, então teremos que avançar nas conversas com eles."

Assinar com o Wolfsburg pode acabar se tornando um péssimo passo na carreira de Luiz Gustavo. Apesar de certamente ser titular lá, o brasileiro ficaria afastado da Champions League e da briga pela Bundesliga. Caso ele realmente se transfira para o Wolfsburg, pode-se inferir que Chelsea e Arsenal não estavam, de fato, interessados nele.


03 - Outro brasileiro ligado ao Arsenal, Júlio César, parece que não está, afinal, tão perto da Fiorentina quanto foi sugerido recentemente. O diretor esportivo do clube, Daniele Prade, declarou:

"Nunca contactei o QPR nem o agente do goleiro brasileiro."

Portanto, a possibilidade de Júlio César se juntar ao Arsenal continua aberta, embora não pareça grande.


04 - Pouco depois de ter sido noticiado um suposto interesse do Arsenal em Álvaro Vadillo, foi veiculada na mídia inglesa a abertura de conversas com o Betis por parte do Tottenham para contratá-lo. Acredita-se que o jogador de 18 anos de idade, tido como o "novo Cristiano Ronaldo", tem uma cláusula de liberação de £17.3mi em seu contrato. O presidente do Betis, Miguel Guillen, já declarou que o clube precisará de grande compensação financeira para deixar seu prodígio se transferir. O Arsenal não deve continuar no páreo.

Adeus ao Liverpool?
05 - Sobre Luis Suárez, o uruguaio deu uma grande entrevista ao Guardian nessa semana:
"No ano passado tive a oportunidade de me transferir para um grande clube europeu e permaneci, acreditando que, se não conseguíssemos nos classificar para a Champions League na temporada seguinte, teria minha saída liberada.
Dei tudo de mim na temporada passada, mas isso não foi suficiente para nos dar um lugar entre os quatro primeiros - agora tudo o que quero é que o Liverpool honre com nosso acerto.

Tenho a palavra do clube e temos o contrato escrito e estamos felizes de levar o caso para a Premier League para que eles decidam, mas não quero que isso chegue a esse ponto.

Estou com 26 anos de idade. Preciso jogar a Champions League. Esperei por um ano e ninguém pode dizer que não fiz tudo o que fosse preciso, junto com meus companheiros de time, para que chegássemos lá.

Não é como se estivesse pedindo para me transferir para um rival local. E eu não consideraria me transferir para um clube que estivesse fora da Champions League. Manifestei meu desejo de me transferir privadamente por várias vezes e agora sinto que chegou a hora de torná-lo público.

Tenho que colocar minha carreira na frente. As pessoas dizem que o Liverpool merece mais de mim, mas eu marquei 50 gols em menos de 100 jogos e agora eles podem dobrar o dinheiro que pagaram por mim.

(O verão passado) foi o momento de mostrar minha lealdade ao Liverpool e mostrei. (O Liverpool) me deu uma chance na Inglaterra e me defendeu durante minha suspensão. Sei que cometi erros em meu tempo aqui, mas me desculpei um monte de vezes. Isto não é sobre isso. É sobre o clube ter acordado algo, tanto verbalmente quanto contratualmente, que não está honrando.

As pessoas podem me acusar de mostrar falta de lealdade, mas na temporada passada, dissemos para o Liverpool que havia interesse de um clube europeu de ponta, mas eles disseram: 'Temos um novo treinador e vamos brigar pela Champions League.'

Falei com Brendan Rodgers diversas vezes e ele me disse: 'Fique por mais uma temporada, e você tem minha palavra, se não conseguirmos, vou, pessoalmente, garantir que você possa sair.' (...)

No momento, a Premier League é a maior e mais importante liga. Meu histórico mostra que não sou o tipo de jogador que quer mudar de clube a cada temporada e eu não teria problema algum em jogar na Inglaterra por muito mais tempo. Se estivéssemos apenas falando sobre o nível do futebol e o jeito que os torcedores são, essa seria uma liga incrível. Qualquer jogador no mundo nesse momento gostaria de jogar aqui."
Arsène Wenger disse posteriormente, então, que deixou as negociações em standby, enquanto Luis Suárez estuda a necessidade de tomar ação legal contra o Liverpool. Le Boss disse à Al Jazeera Sport:
"No momento, a situação está em standy. Eu ouvi (que ele está considerando ação legal), mas isso, às vezes, está ligado a coisas que você, como possível comprador, não sabe. Isso não tem nada a ver com nós. Fomos informados de que o jogador quer deixar o Liverpool e foi por isso que agimos."
Ainda na mesma entrevista, Arsène Wenger falou sobre as contratações em geral:
"Têm ido devagar. Mais devagar do que esperávamos, mais dinheiro do que talento e os clubes com jogadores talentosos não querem perdê-los. Alguns clubes agiram muito cedo, então as possibilidades de escolha foram reduzidas. Além disso, há mais competição vinda da França. O PSG compra grandes jogadores por enormes quantias, então é duro e difícil e devagar."

VÍDEO

Ciprian Marica - Este é um vídeo de 2010, quando Marica ainda jogava pelo Stuttgart. Nesse jogo, ele deu três assistências para gol contra o Werder Bremen de Mertesacker.


Fontes:
Ciprian Marica: Metro, Luiz Gustavo: Kicker, Júlio César: Sky Sports, Álvaro Vadillo: Metro e Luis Suárez: Metro (1) e Metro (2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário