segunda-feira, 13 de maio de 2013

Preview: Arsenal x Wigan - A hora é agora!


Amanhã o Arsenal enfrenta o Wigan pela 37ª rodada da Premier League 2012-13. O jogo será no Emirates Stadium, o último em casa na temporada.

Arsenal e Wigan sempre protagonizam jogos interessantes nas últimas rodadas da liga. Na temporada passada, derrota por 1x2 na 34ª rodada. Na temporada 2009-10, derrota por 3x2 na 35ª rodada. E o mais inesquecível de todos: 4x2 para o Arsenal na última rodada em 2005-06, no jogo que marcou o fim de uma era, a última partida de Premier League da história do Highbury. Pirès marcou 1 e Henry fez um hat-trick para fechar com chave de ouro a história do lendário estádio aberto lá no longínguo ano de 1913.

Esse jogo, na 37ª rodada, também promete muitas emoções. Afinal, o Wigan, mestre das escapadas (nunca foi rebaixado desde que jogou sua primeira temporada na primeira divisão em 2005-06), vem motivado a repetir a escrita e escapar mais uma vez. Essa motivação foi elevada ainda mais com o título da FA Cup que o Wigan surpreendentemente conquistou no sábado, contra nada mais, nada menos que o Manchester City.

O Arsenal continua sem Giroud, suspenso, e Diaby, eternamente machucado. De resto, todos estão disponíveis. Já o Wigan não conta com o goleiro Pollitt, os defensores Figueroa, Ramis e Stam, os meias Beausejour e Crusat, e Miyaichi, que, além de estar emprestado pelo Arsenal e não poder jogar contra seu clube de origem, está machucado.



Analisemos a tabela. Se o Arsenal vencer seu jogo, volta a ficar 2 pontos atrás do Chelsea e 1 à frente do Tottenham. Nenhum resultado interessa, contra o Wigan, além da vitória.

Considerando que o Arsenal fará sua parte e vencerá amanhã, iremos para a última rodada com a seguinte situação:
  • Enfrentaremos o Newcastle, que já não corre praticamente nenhum risco de ser rebaixado. Tanto que seu treinador, Alan Pardew, declarou que não se importa se perder por 0x4 para o Arsenal na última rodada, já que o objetivo do clube já foi alcançado: não cair.
  • O Chelsea enfrentará o Everton, que não sairá do 6º lugar. O time não tem, teoricamente, nada mais para disputar na temporada, porém, esse será o último jogo de David Moyes como treinador do Everton, encerrando um vínculo que começou em 2002. Ou seja, os jogadores, principalmente os mais veteranos, como Howard, Phil Neville e Jagielka, podem estar motivados para terminar essa era do melhor jeito possível: com uma vitória
  • Já o Tottenham tem a missão mais difícil dos três. Enfrentará o Sunderland, que é o time mais ameaçado de rebaixamento entre aqueles que se encontram fora da zona da degola.
Em resumo, se o Arsenal fizer sua parte, conseguirá sem mais problemas o 4º lugar. O problema é que o 4º lugar dá vaga na fase pré da Champions League, ou seja, poderemos ter que enfrentar times como o Milan, por exemplo, para confirmarmos nossa participação na fase de grupos. Já a 3ª colocação dá vaga direta. Aí é que está a complicação. Além de fazermos nossa parte, teremos que torcer para o Chelsea perder. Se os Blues empatarem com o Everton, o Arsenal se iguala nos pontos. Porém, o saldo do Chelsea é, no momento, maior: +35 contra o nosso +31.

Agora é torcer para que vençamos o Wigan por um BOM placar e repitamos o mesmo contra o Newcastle, torcendo, ainda, para uma derrota do Chelsea.

A tarefa não é simples, mas não é impossível.
KEEP THE FAITH!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário