domingo, 12 de fevereiro de 2012

Você conhece Stan Kroenke?


Na última semana, o Gooner Talk, um dos maiores sites da torcida do Arsenal, divulgou uma nota esclarecendo os problemas financeiros enfrentados pelo Arsenal, desde a chegada de Stan Kroenke. Leiam e comentem a respeito dessa grave situação!

Todos os torcedores tem sofrido com campanhas medíocres nos últimos anos e, com o decorrer da atual temporada, muitas perguntas surgem – Por que não gastamos nenhum dinheiro na janela de janeiro e quem decidiu que não gastaríamos?
Ex- Zagueiro do Arsenal, Nigel Winterburn revelou ao Football Today que ele sabe, não acha, vejam bem, que o Arsenal não possui os recursos que os fãs acreditam que ele tenha. Após vários anos de sólidos lucros, nós deveriamos ter algo em torno de £60mi no banco, mas se não temos toda essa grana, onde ela foi parar?
Muitas questões são levantadas no que tange a Stan Kroenke e seu envolvimento, ou a falta dele, no clube. Não sabemos quais são seus planos para nosso clube e eu( o autor) pessoalmente não li como ele financiou as ações que ele comprou do falecido Danny Fizman e de Lady Nina Bracewell-Smith. Como sabemos, Kroenke é um sujeito muito quieto com seus negócios, mas em novembro de 2011 ele defendeu os Glazer ( Donos do United) numa entrevista para o Sports Business Daily
“O dono do Arsenal Stan Kroenke “ descreveu a família Glazer como os donos ideais e disse que eles tem todo o direito de tirar dinheiro do Manchester United””
“Porque nos EUA, nem estaríamos tendo esse tipo de debate – ele tirou dinheiro do clube – e daí?” continuou.
“(O dono do LA Lakers) Jerry Buss tira dinheiro de seu clube, boa parte dos donos nos EUA fazem o mesmo e ninguém fala nada sobre isso, qual o problema disso, honestamente? Os Lakers ganharam troféus, não ganharam? E quanto eles arrecadam? Pode ter certeza que é bastante” ( London Times 11-1) Ao mesmo tempo, Kroenke afirma que ganhar sem quebrar o cofre ainda é o objetivo do Arsenal
Essas declarações são realmente preocupantes e, recentemente Ivan Gazidis também afirmou que não iríamos quebrar o cofre no verão também. O fato é que esse é o estilo Kroenke, dinheiro manda e abaixo podemos ver duas cartas dirigidas a Kroenke que poderíam muito bem ser de gooners, mas são de fãs do St.Louis Rams, o seu time na NFL.
“ Eu me recordo do tempo em que esse clube era um respeitável membro da NFL, agora o clube tem sido motivo de risada por 25 anos, olhe para o desempenho de seu time hoje. Os Rams concederam 268 jardas em jogo terrestre contra os Cardinals. Foi mais um desempenho sofrível da pior defesa da liga contra jogo terrestre. E não há do que se falar em lesões como desculpa para esse fracasso, boa parte do time está machucado mas os jogadores que fazem esse trabalho não tiveram uma lesão sequer a temporada toda.E a equipe de técnicos, Sr. Kroenke? O que você acha de Steve Spagnuolo ficar olhando as anotações de seu predecessor? Seu técnico deveria ter aprendido a essa altura que isso não funciona, certo?”
“Esse é o seu time, assuma responsabilidade”
“ Os Rams tem muito dinheiro entrando nos próximos dois anos, faça esse dinheiro valer Sr. Kroenke, ou não gasto mais nenhum dólar nesse time”
Reconhecem a frustração? Aqui vai uma segunda carta, dessa vez questionando sobre a mudança dos Rams para Los Angeles:
“ Se tornou público que os Rams acertaram que irão jogar um jogo por temporada em Londres pelos próximos 3 anos, casa do seu Arsenal FC e teste para um time da NFL permanentemente em Londres no futuro. Com isso, você exacerba os sentimentos dos torcedores que acham que em 2014 você levará nosso time para a Califórnia ou através do oceano”
“ tudo que eu peço como um torcedor dos Rams é que pense um pouco mais direto, não revele todo o seu jogo, porque todos nós entendemos que és um empresário determinado, mas não nos deixe ansiosos e especulando sobre cada mudança que aparece na mídia”
“ Nós sofremos bastante com a qualidade do nosso time e temos todo o direto de sermos um tanto paranóicos após anos de decepções.”
O tratamento que Stan Kroenke dá aos torcedores dos Rams é o mesmo que está reservado para nós se a sua ambição colidir com nossos interesses. Será que o Arsenal estará jogando partidas na China ou nos EUA em 5 ou  6 anos porque o Grove não lota mais? Será que arrumaremos umas cheerleaders e mudaremos nosso nome para algo mais estadunidense como Arsenal Capitals ou Arsenal Gunners só porque isso lhe é conveniente e gera mais dinheiro? O que eu vou dizer agora pode parecer jogar pedra na cruz mas eu preferia ver um dono como Usmanov que é dono de um time e assiste todas as partidas de um camarote do que um cidadão como Kroenke que é dono de 4-5 times e prefere visitar suas vinícolas ou ir caçar a dar bola para o Arsenal.
Não creio que ele acorde as 6 da manhã em um sábado para assistir Arsenal v Blackburn na sua TV em Denver. Essa completa falta de interesse te faz pensar se Kroenke realmente é o bonzinho e Usmanov é realmente o malvado, quando gooners debatem sobre isso duas coisas sempre vêm a tona
1- A moral e passado incerto de Usmanov – suspeitam que ele seja um criminoso ( traficante de armas)
2- Ele é um oligarca e ex residente da URSS ( ele é Uzbeque) e os ingleses tiveram uma criação muito russofóbica ( nota-se esse tom nas transmissões da BBC sobre a Rússia até hoje).
Mas nós não reclamamos quando o russo Arshavin fez 4 gols em Anfield e, no que tange a sua moral, devemos mesmo julgá-lo por seu passado quando:
- Nosso ex-capitão Tony Adams foi preso por dirigir embriagado e teve muita sorte em não ter matado alguém quando ele atingiu aquela casa. Mas nós os perdoamos.
-Não pensamos no fato de Graham Rix ter sido preso por ter feito sexo com uma menor de idade quando lembramos de seu cruzamento para Alan Sunderland ganhar a final da FA cup de 79
- Agora estamos dispostos a ir para a Nigéria para receber dinheiro de autoridades locais que são corruptas e gananciosas, enquanto seu povo morre de fome. É moralmente correto visitar um país assim só porque queremos encher nossos bolsos?
Quem somos nós para julgar Usmanov por seu passado incerto e coisas que aconteceram ainda na vigência do regime soviético quando nesse momento ele quer o melhor para o Arsenal? Ele mora na Inglaterra e se ele estivesse em algum tipo de atividade criminosa, ele estaria preso agora.
O que sabemos é que Usmanov não quer ser dono do Arsenal para ganhar dinheiro acima de tudo, afinal ele é presidente da Federação Internacional de Esgrima, e, conhvenhamos, não há dinheiro algum nesse tipo de cargo.
Kroenke nos comprou porque é um bom investimento e para ele não importa se chegamos em 7º e perdemos todas as nossas estrelas, desde que ele comprou o Arsenal as ações foram de £11500 para £15000 por unidade, elevando as suas 41574 ações de £478mi para £636mi – um aumento de £158 milhões em apenas 8 meses! Por que ele ligaria para a qualidade do elenco ou maus resultados agora?
No mundo real, ainda não substituimos Cesc e Nasri com novos jogadores apesar das declarações de Arsène, quando ele disse que nunca venderia Nasri e que vendendo Nasri e Cesc não demonstraríamos ambição. Essa foi uma mensagem telegrafada para a direção, já que Wenger seria leal e orgulhoso demais para abrir o jogo.
De acordo com a revista Forbes, Usmanov é o 35º homem mais rico do mundo com $17.7bi enquanto Kroenke é o 440º homem mais rico do mundo com $2.6bi, aproximadamente o mesmo patrimônio da família Glazer. Se Kroenke não é mais rico do que os Glazer, te faz pensar como ele conseguiu financiar a compra do Arsenal com seu crédito pessoal, tendo que pagar milhões de juros até a compra final. Nós do Supporters’ Club da Suécia tememos que ele colocará a dívida para comprar o Arsenal na conta do próprio Arsenal, se considerarmos a sua “falta” de recursos e sua admiração pelos Glazer. Será esse o motivo para estarmos economizando tanto e não termos o dinheiro como afirmou Winterburn? Estamos nos planejando para minimizar o débito que ele colocará no clube num futuro próximo? Não sabemos, mas sabemos disso:
- Os lucros dos anos recentes nos deveriam deixar com mais de £100mi no banco e ainda assim o Arsenal se recusa a gastar dinheiro, ainda que tenhamos jogadores importantes fora da temporada, nossa posição na tabela seja preocupante e nosso elenco seja fraco. É incompreensível por que não compramos nessa situação.
- O clube elevou os preços dos ingressos em 2011 apesar do nosso largo lucro e nossos ingressos serem os mais caros do mundo do futebol
- Pegamos Benayoun e Henry por empréstimo e ainda queríamos um lateral esquerdo por empréstimo, mas por que temos tanta necessidade de empréstimo sendo um clube do tamanho que somos?
- Após a compra de Kroenke no ano passado, resolvemos do nada ir à Ásia para a pré temporada para conseguir mais dinheiro, nessa temporada vamos para a Nigéria ainda que Wenger prefira ir para um retiro na Áustria e que esse tour pode ter causado ou agravado lesões – vide Jack e Tommy.
- O Arsenal tem uma grande equipe de marketing chefiada por Tom Fox totalmente dedicada a aumentar a arrecadação da área comercial do clube e eles devem anunciar em breve novos negócios que aumentam a arrecadação do clube e ainda não compramos ninguém.
- Compramos Park, mas ele nunca joga e sairá ano que vem para seu serviço militar obrigatório, terá sido isso só um golpe barato de marketing de Gazidis?
- Foi o Arsenal, não Kroenke, que pagou os £3mi em custas e consultorias quando Kroenke passou a ser o acionista majoritário em 2011, o que demonstra que ele não tem nenhum pudor em gastar dinheiro do Arsenal. Nós pagamos também suas viagens para o RU e suas acomodações luxuosas? Todos os membros da diretoria, a exceção de Lord Harris de Peckam, que abriu mão desse dinheiro, recebem £25,000 por ano em custas. E o bilionário Kroenke não abriu mão desse trocado.
Nós deveríamos estar mais ricos do que nunca, mas nós nos comportamos como se estivéssemos a beira da falência, se você tem dinheiro, um bom negócio é não ser mesquinho nem quando há uma situação econômica desfavorável. E se essa é a maneira correta e é assim que faremos negócios daqui em diante, então por que bilionários como Kroenke compram ações do Arsenal? Eles simplesmente veem o clube como um bom investimentos para aumentar sua conta bancária. Nós deveríamos estar investindo nossos lucros de volta no elenco, como fazem os melhores e mais bem sucedidos clubes do mundo, e também tentar expandir mais eficazmente nosso lado comercial, revendo negócios da Nike e Emirates, mas ao invés disso, o clube faz de tudo para economizar cada vez mais e piorou desde a tomada total de Kroenke.
Não faz sentido algum não termos sequer tentado reforçar o elenco e ao menos mostrar a van Persie que possuímos ambições. Agora tudo o que queremos é saber onde o dinheiro de todos os lucros passados está. Em nossas contas? Nas contas de Kroenke? E como Kroenke financiou as ações que ele comprou no verão passado? Quais são seus planos em relação à fatia do Arsenal que não lhe pertence? Não sabemos isso e precisamos de respostas agora.
Pedimos a todos os torcedores que apóiem o time, mas que ao mesmo tempo tentem divulgar essa mensagem, estressar essa situação e impedir que Kroenke destrua o Arsenal.
Essa é uma opinião da EKA e do Supporters’ Club da Suécia.
Ps. A tradução do texto foi executada pela galera da Arsenal Brasil, que assim com nós, é apaixonada pelo Arsenal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário